quinta-feira, 31 de julho de 2008

Eu no www.minhavida.com.br

Gente, estou escrevendo para o site http://www.minhavida.com.br/
O site tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com uma abordagem holística sobre saúde e bem-estar, proporciona, em um único endereço, serviços com supervisão de especialistas renomados e editoriais responsáveis. Líder em audiência na categoria (Ibope e-ratings), o portal conta com mais de 2 milhões de acessos, mais de 3 milhões de usuários cadastrados.

Deixo abaixo o link das duas matérias que eu escrevi. A coluna é quinzenal, portanto, daqui alguns dias teremos novidades. Vale a pena navegar por todo o site, tenho certeza que vocês vão gostar.



sexta-feira, 25 de julho de 2008

“O dinheiro que você ganha vale o preço que você paga?”

Graham Nash

Vale a pena ganhar mais dinheiro?

Quem não deseja ganhar mais dinheiro? Acho que todas as pessoas que conheço diriam que sim, obviamente, querem ganhar mais. Inclusive eu. Mas também é muito comum esquecermos de nos perguntar até que ponto isso vale a pena.
Esse questionamento é muito importante para avaliarmos se estamos dispostos a pagar o preço que o aumento nos rendimentos pode ter. No entanto, quase sempre, quando nos deparamos com a oportunidade de ganhar mais dinheiro, a primeira imagem que vem à nossa mente é a gente desfrutando desses “cifrões a mais no orçamento”. Raramente paramos e analisamos o que acontecerá com nossa vida se aceitarmos ganhar mais.
Pode ser que nada mude além é claro de você usufruir de mais dinheiro. Entretanto, é possível que para aumentar sua renda você tenha de trabalhar num ambiente que não goste, desempenhar atividades que não têm nada a ver com sua realização profissional, se dedicar muito mais do que está disposto ou até prejudicar outras pessoas.
E aí, nesses casos, vale a pena ganhar mais? Pode ser que sim ou pode ser que não. Tudo depende da análise que você fizer. O problema é que, em geral, não fazemos uma pausa para olhar todos os pontos e depois decidir. A maioria das pessoas toma a decisão e só se dá conta de tudo isso depois. Muitas vezes, esse “depois” pode ser tarde demais.
Bom final de semana à todos

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Medo

Todos temos nossos medos, nossos receios, afinal, somos humanos. Mas quando este medo trava uma atitude torna-se um problema para nosso cotidiano.Nos concentramos em algo que não existe, uma ilusão criada pela nossa mente e que por vezes impede a chegada de novas oportunidades ou descartamos as que a vida nos oferece.Temos medo de tentar e prosseguir em algo. Tentamos buscar pelo melhor, mas quando este melhor chega, o medo impede nosso progresso e novamente voltamos à estaca zero.Por medo deixamos de amar ou reconquistar um ‘amor supostamente perdido’.Por medo não conseguimos crescer profissionalmente, apesar de estarmos cientes de que possuímos grandes potenciais e capacidades para algo realizar.Por medo desconfiamos da Vida e o que ela nos oferece, duvidamos de nosso merecimento quando a Vida nos presenteia com o que é nosso por direito e dizemos: ‘é bom demais pra ser verdade’.
Por medo, seguramos nosso verdadeiro Ser, prendemos nosso íntimo, empurramos para dentro de nós nossa verdadeira identidade, nosso Eu mais profundo.E nossos sonhos, nossas metas, nossos objetivos, são deixados de lado, engavetados, no mais secreto lugar de nosso subconsciente. Por medo e vaidade de que alguém descubra nossa fraqueza.. e assim, tocamos a vida, empurrando ao invés de vive-la plenamente. Resultado: frustração.
O que fazer então??
Viva e deixe viver! Disciplinar o medo, transformando esta ‘energia’ em algo positivo, a seu favor. O medo também impulsiona o ser humano, pois ele encara como uma espécie de desafio. Mas, é preciso cuidar para que este mesmo medo, não vença este desafio.É estar em si mesmo, sempre! Quando você fica do seu lado, presente o tempo inteiro, tendo ação consciente do que você faz consigo mesmo, lentamente, o medo vai perdendo suas forças e este lhe deixa de vez.

Esse post é dedicado a minha querida amiga Paula Padovani. Uma amiga incrível assim não é todo dia que a gente encontra.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Amor e individualidade.

A individualidade é necessária para o crescimento e a evolução pessoal. Saber que tudo depende de você e somente de você é que faz com que você reflita sobre o que está acontecendo em sua vida. Permitir que o outro tente induzi-lo às suas vontades é deixar-se de lado. Em se tratando do amor, este nobre sentimento, que antes de amar a carne, ama a alma do outro, é ainda mais delicada a compreensão.Alguns confundem o amor, acreditam que tem o direito a cobranças, exigências. Mas o amor não é assim, o amor é a si mesmo e isso basta.Ele é leve e natural, não faz sofrer, não leva à revolta, mas sim, a compreensão verdadeira de si mesmo e do outro.Respeita a sua Essência e a Essência do outro. É capaz de permanecer ao lado, em silêncio ou na palavra, apenas pela presença, oferecendo o que há de melhor dentro de si... A compreensão, o carinho, o respeito, a total reciprocidade de sentimentos, sem jamais perder a consciência da individualidade.Sim, dois inteiros que formam um Todo. Mas para isto acontecer, deve sim existir o amor verdadeiro. E para tal, é preciso ter o coração tão aberto, a ponto de amar a todos com respeito, sabendo que cada um tem sentimentos e desejos assim como você.

domingo, 13 de julho de 2008

Melhore-se, para melhorar a sua Vida!

Não é o outro que deve mudar, é você que precisa refletir sobre seus atos.
Não é o exterior que atrapalha o seu crescimento pessoal, é você que se bloqueia, vive alienado, e julga-se "normal".
Não é a "inveja" do outro que dificulta o seu sucesso, mas sim, o poder e a importância que você dá a esta pessoa. E afinal, o que o julga tão especial, a ponto de acreditar, que os erros de sua vida são por culpa da inveja dos outros? As pessoas tem muito mais o que fazer, e não só em você reparar!
Quanto tempo mais vai acreditar que está fora de você a solução de um problema? Quando na verdade a resposta sempre esteve com você, e irá reconhecê-la, se deixar sua mente tranqüila e aberta para as soluções.
Portanto, melhore-se, para melhorar a sua Vida!

quarta-feira, 9 de julho de 2008

O grande encontro: Passado, Presente e Futuro.

Cansado de tanta discussão e tanta dúvida, o Tempo resolveu unir os seus três principais companheiros: O Passado, o Presente e o Futuro.
Discutiam eles qual dos três era o mais importante. Qual tinha mais valor e qual dava mais sentido à vida das pessoas. Mas nunca chegavam a uma conclusão. Nem mesmo eles sabiam exatamente qual a importância que tinham na vida das pessoas.
O Passado – como só ele sabe ser, preso aos seus conceitos, amarrado em histórias antigas e por vezes até ultrapassadas dizia: - Tenho consciência de que jamais volto na vida das pessoas, pelo menos não de mesma forma. Ao mesmo tempo, sei que sem mim, não se teria nenhuma base, nenhum fundamento para estudos, descobertas, e novos rumos para a vida de uma pessoa. No entanto, vivo triste porque percebi que muitos não me "soltam" de jeito nenhum. Apegam-se de tal maneira que me sinto sufocado. Por mais que eu tente a liberdade, mais as pessoas me chamam de volta. Causo nas pessoas uma profunda tristeza, quando sou associado aos maus momentos, e me pedem mudanças. Mas como posso fazer isso? Queriam que "fosse" diferente. E cada vez mais as pessoas se agarram a mim, impedindo de viver o Presente e conhecer o Futuro, dizia ele com profunda nostalgia.
O Futuro – vive fugindo das pessoas. - Tenho tanto medo de não corresponder as expectativas das pessoas, que estas querem agarrar-me de todo jeito, mesmo que para isso tenham que usar de métodos ilícitos. Tenho dúvidas, sinto um constante perigo iminente. Causo assim a ansiedade e a angústia no coração das pessoas. Poucos conseguem corresponder as minhas perspectivas, assim também como eu mesmo me perco, ao fato de as pessoas terem uma visão errônea a meu respeito. Afinal, como posso retribuir aos pedidos que não são cultivados? Que não são objetivos e realizáveis? Eu jamais posso agir sozinho, para isto acontecer, para que eu possa retribuir de maneira agradável, à altura da pessoa que me chama, esta pessoa teria que no mínimo plantar bons pensamentos e sentimentos, e refletir estes em boas ações no Presente. Me confundem com o Passado, comparando-nos excessivamente, ao mesmo tempo, sei de minha grande importância em comparação ao Passado. Pois sou o novo, o Progresso e isso não muda. Mas as pessoas se prendem ao Passado, vivem no Futuro e esquecem do Presente.
- Até mesmo nesta "discussão" vocês esqueceram do Presente? Dizia o Tempo. Até mesmo entre vocês, nas gigantescas diferenças que possuem, deixaram de lado o Presente? O que dizer das pessoas então?
O Passado e o Futuro permaneciam silenciosos e apenas ouviam!
- Não é esta a seqüência correta de uma vida: Passado, Futuro e Presente. Por que não seguiram a ordem dos fatos? Da realidade?
Sua vez Presente, fale-nos como se sente. Disse o Tempo.
Presente - Tenta estar no momento! - Procuro de todas as formas me fazer ver, mas ninguém me enxerga! Estou ao lado das pessoas todo o tempo, a cada instante, sou o mais constante, o mais acessível, o mais realista, o mais consciente. No entanto, por mais que eu me esforce, muitos somente se dão conta de mim, no fim da vida. Insisto em "atenção consciente" – de prestar atenção no momento – em mim, insisto em ensinar as pessoas a viver intensamente cada momento, a elas estarem junto delas mesmas integralmente. Sou o único que posso fazer e aceitar mudanças. Mas, o que vejo é a prisão do Passado e a dúvida do Futuro consumindo a todos. E por mais que eu tente mostrar a todos que sou muito mais importante, e que através de mim, ou seja, cuidando de mim, o Passado não fica tão torturante e o Futuro tão angustiante, infelizmente a maioria não percebe. Até tentam, por um breve período, mas logo em seguida, caem novamente nas tentações do Passado e na curiosidade do Futuro, e outra vez, fico só.
Todos se calaram. Nada mais foi preciso dizer. O Presente estava ali mais presente do que nunca, mostrando a todos que dele dependem o Passado e o Futuro...
O Tempo liberou seus três companheiros dizendo:
- É uma pena que a maioria vive do Passado, enquanto outros "tentam viver" no Futuro, e esquecem do Presente! Vocês não têm culpa dos desatinos e loucuras que cada pessoa comete. Que cada um de vocês cumpra o seu papel, na certeza de que quem os cria são as pessoas.
Que todos aprendam com você Passado. Que todos tenham objetivos com você Futuro.Que todos valorizem e vivam você Presente.